saúde e bem-estar

É tempo de comer milho
saúde e bem-estar

É tempo de comer milho

Vem chegando as tão esperadas festas juninas e a gente pensa logo nas comidinhas gostosas e quentinhas que esse tempo bom traz.

Tão rico nutricionalmente e muito consumido por tantas famílias brasileiras, o milho é um cereal muito versátil e devido a pesquisas com evidências científicas, nos levam a crer que é de origem mexicana. A História nos mostra que o milho foi alimento básico de várias civilizações importantes, como os Maias, Astecas e Incas ao longo dos séculos. Hoje, seu cultivo é mecanizado e nós brasileiros somos produtores e exportadores desse cereal. O que mais pode surpreender é a informação que apenas 5% do milho que produzimos se destina ao consumo direto humano, pois é muito utilizado também para a alimentação de animais, na produção de ração à base de milho.
E como estamos no mês das festas típicas juninas, agora vem a hora de ver o milho entrando em vários pratos da nossa culinária, como o bolo de milho, o cuscuz, a pamonha e o curau.
Vale ressaltar que o milho puro ou como ingrediente de outros produtos, é uma importante fonte energética para o homem. Ao contrário do trigo e o arroz, que são refinados durante seus processos de industrialização, o milho conserva sua casca, que é rica em fibras, tão importante para a nossa saúde. Além das fibras, o grão de milho é constituído de bons carboidratos, proteínas e vitaminas do Complexo B.
E falando nas suas versatilidades, não podemos esquecer da pipoca, que dentro ou fora das festas juninas, agrada a todo mundo!

FONTE: Wikipédia / Equipe de Edição - Clube da Maturidade

sweet em 06/06/2018 21:37:00

O milho é um alimento rico e delicioso. Quem é mãe já preparou muitas papinhas ou mamadeiras onde este cereal tinha forte presença. Hoje ainda ofereço milho de uma forma diferenciada para a minha família e sinceramente, eu também adoro!

Marcelo em 09/06/2018 15:31:00

Concordo plenamente. O milho é um alimento farto, barato, nutritivo, saboroso e versátil.