Bem-vindo ao novo site
Clube da Maturidade

para quem tem Maisde50

Clube da Maturidade

curiosidades

VOLTAR

Participe das nossas redes sociais

E por falar na Rússia
curiosidades

E por falar na Rússia

O que sabemos sobre esse país?

Sede da Copa do Mundo 2018, o futebol, assim como no Brasil, é o esporte mais popular na Rússia. Os times mais populares de lá são o CSKA Moscou e o Spartak Moscou. Mas além dos invernos rigoross que esse país recebe, o que mais sabemos sobre esse lugar tão interessante?

A cidade mais populosa da Rússia é Moscou com cerca de 10,7 milhões de habitantes. E por falar sobre as baixas temperaturas, foi em Moscou, interior do país, que os termômetros registraram  67°C negativos enquanto no verão os valores mais altos chegam apenas a 27°C positivos. Em função do clima, a maioria das frutas consumidas na Rússia é importada. 

Como o país sofre um inverno tão intenso, nada mais natural que vê-los aguardando o verão de forma tão ansiosa. A estação chega para os russos no dia 1° de junho. O verão muda a cara desse lugar. As pessoas vão aos parques para patinar, pedalar ou andar pelas ruas.
Uma coisa incrível desse luagr: O pôr do sol. Nessa estação do ano e sol se põe mais tarde, como às 23 horas e o nascer do sol ocorre mais cedo, por volta das 2h 30min da manhã. Parece loucura? Mas está é uma parte da magia da Rússia. Por isso eles aproveitam tanto o verão! As ruas são largas e muito, muito limpas e nesta época do ano ficam cheias de pessoas até altas horas da "noite", pois ninguém quer perder um minuto desse momento do ano. Na Rússia não tem praia, mas é o país com a maior quantidade de rios do mundo. 

Falando em extensão territorial, sabemos que o Brasil atinge uma grande área no mapa e assim possui quatro fuso-horários diferentes. 
Mas você sabia que a Rússia possui onze fusos? É o país que possui mais fuso-horário em todo o mundo.

A moeda russa é o Rublo e o Russo é o idioma oficial e é escrito com a versão moderna do alfabeto cirílico, que utiliza 33 letras. 
Os principais setores econômicos do país se concentram na indústria, mineração, sendo principalmente petróleo e gás natural e a agricultura. Enquanto no Brasil a taxa de desemprego registrada pelo IBGE  nos últimos meses atinge os 13,1%, na Rússia esse número fica perto dos 5.5%. Sim, é um país muito diferente do nosso. 

E como falar da Rússia sem falar da Vodka?

O consumo de bebida alcoólica na Rússia é considerado o maior em todo o mundo. A vodka ainda é vista como parte da tradição russa, tendo em vista que quando falamos nesta bebida pensamos logo nos russos bebendo uma de suas doses para se aquecer do inverno absurdo que eles suportam por lá. Além do efeito "caloroso" que a bebida pode proporcionar, a  indústria do álcool movimenta uma quantia incalculável na economia do país. 

Seja pela Vodka (ou Vodca, quando escrevemos na Língua Portuguesa), a Orquestra Sinfônica da Rádio Moscou, as Matrioskas (bonequinhas de vários tamanhos que cabem uma dentro da outra - simbolizam, a maternidade, a fertilidade, amor e a amizade) ou pelas lindas noites "ensolaradas", esse lugar é um país no mínimo especial. Quem acompanhou alguns jogos desta Copa 2018 pôde ver o povo russo com sorrisos no rosto e se mostrando bem hospitaleiros aos turistas que chegavam de todo o mundo, desta vez, para ver o futebol.

Podemos ver a Rússia agora com outros olhos...E essa imagem que os russos são um povo tão gelado como suas baixas temperaturas de inverno, com certeza já ficou para trás.

 

FONTE: Equipe de Edição - Clube da Maturidade
publicado em 10/07/2018 09:11:00

Faça Seu Login para comentar este artigo

Comentários do artigo

Elisabeth
Maria
em 10/07/2018 13:24:00

Adorei, pois venho pesquisando esse país já algum tempo, para em breve, conhecê-lo de peto. Valeu muito essa leitura. Parabéns aos idealizadores.

Faça Seu Login para responder este comentário