Bem-vindo ao novo site
Clube da Maturidade

para quem tem Maisde50

Clube da Maturidade

Faça seu Login entrar

saúde e bem-estar

VOLTAR

Participe das nossas redes sociais

Barriguinha pra dentro
saúde e bem-estar

Barriguinha pra dentro

Abandonar alguns hábitos alimentares e uma boa caminhada pode fazer muita diferença

O abdômen avantajado, protuberante ou simplesmente a barriguinha, surge devido a esses fatores principais: o aumento do volume pelo estômago dilatado, a  flacidez, a fraqueza dos músculos abdominais e a gordura abdominal localizada.

Sabemos que os hábitos alimentares errados podem levar a um aumento exagerado das vísceras. Tomar refrigerantes ou bebidas gasosas pode ser um exemplo. Experimente encher a boca com algum refrigerante e, com ela fechada, chacoalhar bastante para ver a sensação. O mesmo acontece dentro do seu estômago. Sentir-se saciado, parando de comer somente quando o estômago esta completamente cheio, não cabendo mais nada, é um outro grave erro.

Um fator que contribui negativamente é a flacidez muscular, que vai favorecer a expansão destas vísceras e deixar o abdômen mais projetado para frente.
Outro fator é essa gordura que se acumula devido a uma vida sedentária, onde a energia absorvida através dos alimentos não é gasta e começa a ser "estocada".

Então vamos lá! O primeiro passo é mudar o hábito alimentar, procurando não ingerir bebidas gasosas e sair da mesa sem sentir aquela sensação de estômago estufado. Isso ajudará também na redução da gordura corporal acumulada. A seguir, devemos fortalecer nossa musculatura abdominal com exercícios localizados, para que esta musculatura forte consiga sustentar todos os órgãos que estão dentro da cavidade abdominal, mantendo-os em uma posição mais posterior. Além disso, esses exercícios irão favorecer a aquisição de uma postura mais correta, equilibrada, aliviando possíveis dores na coluna, muito freqüentes nesses casos. E, finalmente, a quantidade de gordura localizada será diminuída iniciando-se um programa de atividade física regular, de características principalmente aeróbicas, como uma caminhada, por exemplo, associado a hábitos alimentares saudáveis, como mencionado inicialmente. Saiba, porém, que, com um programa de exercícios desse tipo, a diminuição da gordura ocorrerá não só no abdômen, mas em todo o corpo, e que a magnitude dessa diminuição é aleatória não ocorrendo necessariamente em maior proporção nessa região.

Dê o primeiro passo e vamos lá!
 

FONTE: Equipe de Edição - Clube da Maturidade
publicado em 14/07/2018 19:22:00

Faça Seu Login para comentar este artigo

Comentários do artigo

Vehuel-rj em 16/07/2018 02:39:00

Muito bom! Toda a matéria é muito útil...depois dos 50/60 comer menos e movimentar mais...

Faça Seu Login para responder este comentário

Flavia
Alves
em 16/07/2018 03:30:00

Muito bom artigo...

Faça Seu Login para responder este comentário

Jenna em 20/07/2018 09:36:00

Tudo que é feito com inteligência dá bons resultados.

Faça Seu Login para responder este comentário