Bem-vindo ao novo site
Clube da Maturidade

para quem tem Maisde50

Clube da Maturidade

Faça seu Login entrar

na cozinha

VOLTAR

Participe das nossas redes sociais

Cozinha funcional
na cozinha

Cozinha funcional

Alimentos funcionais, além de nutritivos, ajudam a combater doenças

Todos sabem que faz bem para a saúde manter uma dieta balanceada, rica em nutrientes e vitaminas. Mas, recentemente, foi descoberto que alguns alimentos possuem compostos químicos que, além de nutrir, favorecem a prevenção de inúmeras doenças. Trata-se dos alimentos funcionais. Eles possuem compostos fenólicos que defendem o organismo contra o processo oxidativo. 


Se possuir uma alimentação balanceada já é importante, imagina saber que alguns alimentos ainda protegem contra doenças?
Os alimentos funcionais, além de prover nutrientes para o seu organismo, favorecem a prevenção de doenças crônico degenerativas, como o diabetes, a hipertensão arterial, diferentes tipos de câncer e males neurodegenerativos, como Alzheimer. Isso acontece porque eles possuem na estruturação molecular, compostos fenólicos, que são um grupo de antioxidantes que combatem o envelhecimento celular. Isso significa que o alimento funcional tem compostos bioativos com características de funcionalidade. Ou seja, através dessa alimentação, nós estaremos nos protegendo dessas doenças e contra os processos oxidativos.

Mas os alimentos funcionais não protegem as pessoas somente contras essas doenças, eles também podem ajudar no combate à obesidade.
Existem alimentos que podem ajudar no tratamento da obesidade, porque eles dão mais saciedade. Bons exemplos são as castanhas de caju e do Pará, as amêndoas e as nozes.

Apesar de tantas vantagens, será que eles não possuem nenhuma contraindicação? O excesso de qualquer tipo de alimento não faz bem. Por exemplo, o vinho e as frutas cítricas são considerados alimentos funcionais, mas evidentemente, se eu ingerir uma grande quantidade de vinho, já não será mais funcional. O mesmo acontece se ingerir muitas frutas cítricas. Elas possuem um composto chamado fitato, que são substâncias que não deixam o organismo absorver outros nutrientes.

E você, quais desses alimentos funcionais estão facilmente presentes em sua dieta?
 

FONTE: Equipe de Edição - Clube da Maturidade
publicado em 16/07/2018 09:17:00

Faça Seu Login para comentar este artigo

Comentários do artigo

Vehuel-rj em 17/07/2018 03:05:00

Muito bom! As nozes e castanhas não tem muito tempo que ganharam destaque nas dietas saudáveis... No século passado só eram faladas e compradas nas festas natalinas. Que bom que os tempos mudaram!

Faça Seu Login para responder este comentário

Arianca em 19/09/2018 13:25:00

Sendo minha alimentação balanceada faço uso sim.

Faça Seu Login para responder este comentário