Bem-vindo ao novo site
Clube da Maturidade

para quem tem Maisde50

Clube da Maturidade

Faça seu Login entrar

notícias

VOLTAR

Participe das nossas redes sociais

Sacolas retornáveis
notícias

Sacolas retornáveis

É possível diminuirmos o uso das sacolas plásticas?

Todas as vezes que vamos ao mercado utilizamos várias sacolas plásticas para guardarmos as nossas compras.
É prático e já estão ali, prontas para serem utilizadas. Muitas vezes, na correria do dia-a-dia nem paramos para pensar no impacto que isso traz para o meio ambiente.

O número é chocante quando pensamos no mundo inteiro fazendo uso das mesmas sacolas que nós, por praticidade, na hora das compras: UM MILHÃO de sacos por minuto. Impressionante!!! E o pior, muitas vezes acabam sendo utilizados apenas uma única vez e indo para o lixo pois estão molhados ou levemente danificados, virando um dos resíduos mais difíceis para o meio ambiente.

São essas sacolas plásticas que vão parar nos boeiros e entopem a descida da água na hora das chuvas, no mar, causando a morte de animais marinhos que ficam presos a este material.

Na fabricação dessas sacolas, utiliza-se o polietileno, uma substância não-renovável originada a partir do petróleo.  Assim, produzidas por este material, as sacolas levam cerca de duzentos anos para se decomporem na natureza. 

É bem verdade que os grandes supermercados já nos mostram algumas opções em sacolas retornáveis, ou ainda as eco bags que apostam na reutilização da "bolsa do mercado". Leves e fáceis de limpar podemos utilizá-las para suportar até as compras mais pesadas. O problema é o custo dessas sacolas, que não são oferecidas pelos mercados e sim, vendidas para os seus clientes. 

Se você já adquiriu algumas destas sacolas retornáveis mas acaba esquecendo em casa quando decide ir ao mercado, uma outra opção é pedir algumas caixas de papelão, que em geral, ficam disponíveis aos clientes de qualquer estabelecimento. 

Esta é uma questão antiga, pois desde 2012 lidamos com informações reais de atitude como essa que podem atingir positivamente a natureza, mas esbarram na praticidade ou no nosso bolso. As grandes empresas fazem uma campanha de conscientização para que seus consumidores abracem esta causa em respeito ao meio ambiente, mas será que eles estariam dispostos a baratear o custo dessas eco bags para seus clientes? 

Na verdade, é preciso um engajamento de todas as classes envolvidas: Indústria, estabelecimentos comerciais e os clientes. Uma ação conjunta pode ter um grande potencial transformador...pode realmente educar para nos transformar numa sociedade consciente e sustentável.
 

FONTE: Equipe de Edição - Clube da Maturidade
publicado em 30/06/2018 15:11:00

Faça Seu Login para comentar este artigo

Comentários do artigo