Bem-vindo ao novo site
Clube da Maturidade

para quem tem Maisde50

Clube da Maturidade

Faça seu Login entrar

maturidade

VOLTAR

Participe das nossas redes sociais

Embaixo dos lençóis
maturidade

Embaixo dos lençóis

Como muda o sexo para os homens após os 50 anos

Estamos em 2018 mas ainda há muitos mitos em relação a envelhecimento e sexo. Ainda há quem pense nos dias de hoje que as pessoas mais velhas não fazem mais sexo, não pensam ou não se sentem ligadas a esse assunto.

Em vista disso, nosso objetivo é, através da informação, quebrar tabus sobre o homem maduro diante de sua sexualidade. Compreendendo o que acontece com o seu corpo, ele pode adaptar-se muito bem e tranqüilamente às mudanças que se passam em seu organismo, preservando o direito de praticar sexo e ter intimidade com a (o) sua (seu) parceira (o) sem deixar-se levar por falsos critérios como modelos de desempenho na idade mais avançada.

Então o que muda na resposta sexual do homem mais velho?

A principal mudança nessa resposta sexual se dá na velocidade com que a ereção ocorre. Acostumado a ter uma ereção rápida, como aos 20, 30 e possivelmente também aos 40 anos, a idéia de uma ereção surgindo lentamente, demorando minutos em vez de segundos para ser notada, pode ser um tanto frustrante.

O não entendimento disso como sendo um processo fisiológico normal, similar ao nascimento de cabelos brancos, por exemplo, pode levar o homem a um quadro de ansiedade de desempenho e torná-lo responsável pelo seu insucesso sexual.

Muitos homens nesta fase procuram tratamento médico visando a mesma ereção de antigamente. Porém, se não forem devidamente informados da mudança fisiológica natural que acontece, acabam se frustrando mais uma vez, abandonam o tratamento ou então se tornam dependentes psíquicos de drogas vasoativas, empregadas na disfunção sexual, as quais têm suas indicações somente quando adequadas a cada um.
Contudo, pior do que isso, é aquele indivíduo que nem tratamento procura, já se conformando com a idéia de uma vida sem sexo.

É importante deixar claro que nesse aspecto da ereção, a mudança se dá no tempo em que ela aparece, e não na tumescência peniana. O que realmente interfere no fato de o indivíduo não apresentar uma boa ereção é a ansiedade que surge pela desinformação desse processo de mudança no mecanismo de ereção.

Uma vez discutida a lentidão da resposta erétil do homem que envelhece, é relevante destacar que existe outra realidade fisiológica sobre a ereção. É que alguns homens afirmam perceber uma leve perda da sensibilidade tátil quando o pênis fica ereto. Realmente isso acontece, em função da mudança no processo da condução pelos terminais nervosos da pele peniana, o que é próprio da idade.

Com o envelhecimento, costuma diminuir a quantidade do sêmen formado nas glândulas genitais do homem. Como o volume dessas secreções diminui, menos fluidos vão ser ejaculados através da uretra. Como conseqüência, a ejaculação - que vem logo em seguida ao orgasmo vai diminuir e tornar-se naturalmente menos vigorosa. 

Convém saber diferenciar ejaculações de orgasmo no homem. Ejaculação nos homens é o ato ou efeito de ejacular, isto é, eliminar pela uretra geralmente em jato os líquidos elaborados nas glândulas genitais masculinas. Habitualmente, esse fenômeno da expulsão do sêmem se processa logo após o orgasmo, quer dizer, sucede o gozo do indivíduo. De modo que a ejaculação e o orgasmo não são palavras sinônimas.

A sensação do orgasmo, isto é, do ápice sexual, se acha qualificada como a maior emoção no sentido do prazer que o ser humano pode sentir. Quando ele diminui no homem maduro é por causa ou de fatores predominantemente emocionais ou em virtude de alterações neurovasculares ou arteriais que surgem nesta fase da vida.

Observe seu corpo e esteja atento às mudanças que são naturais a cada fase da vida. Cada fase tem seus desafios e seu encanto. O segredo é saber aproveitar da melhor forma cada uma delas e curtir a sua maturidade.
 

FONTE: Equipe de Edição - Clube da Maturidade
publicado em 01/07/2018 20:28:00

Faça Seu Login para comentar este artigo

Comentários do artigo

Vehuel-rj em 01/07/2018 22:07:00

Muito esclarecedor...tanto para os homens quanto para as mulheres.

Faça Seu Login para responder este comentário

Paulo Galdino
Galdino
em 04/07/2018 01:28:00

Bastante significativo e interessante.

tnuness em 16/07/2018 22:07:00

esclarecedor

Faça Seu Login para responder este comentário

Mary
Costa
em 26/07/2018 20:32:00

Artigo muito excelente!!!

Faça Seu Login para responder este comentário

Leka1 em 08/09/2018 23:28:00

O conhecimento é a base de tudo em nossas vidas, tiramos muito proveito de todo esse aprendizado.

Faça Seu Login para responder este comentário