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Tai-Chi Chuan
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Tai-Chi Chuan

Arte Marcial ou Meditação?

O Tai Chi Chuan usa a mente para movimentar a energia corporal. 

É uma arte marcial chinesa também conhecida como meditação em movimento.

Uma pesquisa comprovou que 90% dos praticantes de Tai Chi Chuan tiveram uma melhora significativa no desempenho profissional, no estado de concentração e atenção.

Veja como os movimentos e a postura são trabalhados no Tai Chi:

1. Cabeça ereta Levante a cabeça e mantenha o pescoço naturalmente ereto, sem forçar, com a mente concentrada no topo (ponto onde se cruzam a linha que vai de uma orelha à outra e a que vai do nariz à nuca). Não fique tenso nem enrijecido; ou o sangue e a energia vital não poderão circular suavemente.

2. A posição correta do peito e das costas
Mantenha o peito levemente curvado para dentro, o que permitirá manter a respiração no dan tianou tan tien(baixo ventre). Não expanda o peito para a frente, ou você sentirá dificuldade para respirar e seu peso parecerá estar suspenso, concentrado na parte superior do corpo. A força só pode ser empregada quando você mantém a energia vital em seu baixo ventre.

3. Relaxamento da cintura
A cintura é uma parte fundamental do corpo humano. Quando você relaxa a cintura, seus dois pés se tornam firmes o bastante para suportar o peso do corpo adequadamente. Todos os movimentos dependem da ação da cintura, conforme diz o ditado: "A força vital vem da cintura." Movimentos de tai-chi chuan malfeitos têm origem nos movimentos inadequados da cintura.

4. Posturas cheias e vazias
No tai-chi chuan é fundamental saber distinguir o cheio (Xu) do vazio (Shi). Se você transfere o peso do corpo para a perna direita, então esta ficou cheia, e está solidamente plantada no chão, enquanto que a esquerda está vazia, sem peso nela. Quando o peso está na perna esquerda, então ela estará firmemente plantada no chão e a perna direita está vazia. Somente dessa maneira você pode girar e mover seu corpo de modo ágil e sem esforço; de outro modo, você ficará lento e desajeitado em seus movimentos, incapaz de permanecer estável e firme sobre seus pés.

5. Afundar ombros e cotovelos
Mantenha seus ombros em postura relaxada e natural. Se você levanta seus ombros, a energia vital (chi) subirá com eles, e todo o corpo ficará com a força reduzida. Você também deve manter seus cotovelos caídos, pois de outro modo não será capaz de relaxar os ombros e mover o corpo com facilidade.

6. Usar a mente em vez da força
Entre as pessoas que praticam tai-chi chuan, é bastante comum ouvir este comentário: "Tudo é questão de usar a mente, não a força." Ao praticar o tai-chi chuan, todo o corpo deve estar relaxado, e não há um pingo de dureza ou ou de força desajeitada nas veias e nas juntas para atrapalhar o movimento do corpo. As pessoas podem perguntar: como pode uma pessoa aumentar sua força sem exercitar a força? De acordo com a medicina tradicional chinesa, existe no corpo humano um sistema de meridianos energéticos (chamados jingluo), que ligam os órgãos internos a diferentes partes do corpo, tornando-o um todo integrado. Se os meridianos estão desbloqueados, então a energia vital irá circular pelo corpo de desobstruidamente. Mas, se os jingluo estão cheios de força tensa, a energia vital não será capaz de circular e, conseqüentemente, o corpo não se moverá com facilidade. Portanto, uma pessoa deve usar a mente em vez da força, de modo que a energia poderá seguir o movimento da mente ou da consciência e circular por todo o corpo. Através da prática persistente, a pessoa se tornará capaz de desenvolver a verdadeira força interna. Isso é o que os peritos em tai-chi chuan chamam "leve na aparência, mas poderoso na essência". Os braços de um mestre de tai-chi chuan são fortes como barras de aço envolvidas em algodão, com imenso poder oculto internamente.

7. Coordenação das partes superior e inferior do corpo
De acordo com a teoria do tai-chi chuan, a raiz está nos pés, a força é transferida através das pernas, controlada pela cintura e expressa pelos dedos das mãos; os pés, as pernas, a cintura e as mãos formam um todo harmonioso. Quando as mãos, a cintura e as pernas se movem, os olhos devem seguir seus movimentos. Isso quer dizer coordenação das partes superior e inferior. Se alguma parte deixar de se mover, então os movimentos se tornarão descontínuos e se desarticularão.

8. Harmonia entre as partes interna e externa
Ao praticar tai-chi chuan, o foco está na mente e na consciência. Daí o ditado: "A mente é o comandante, o corpo é subserviente a ela." Com a tranqüilidade da mente, os movimentos se tornam gentis e graciosos. Com relação à seqüência, existem o Xu(vazio), shi(cheio), kai(aberto) and he(fechado). Kainão somente significa abertura dos quatro membros mas também da mente. Hesignifica fechar a mente junto com os membros. A perfeição é alcançada quando a mente e o corpo se unem e as partes interna e externa se harmonizam em um todo completo.

9. Importância da continuidade
No caso da "Escola Externa" do boxe chinês (que enfatiza a força externa e o ataque), a força que uma pessoa exerce é dura e os movimentos não são contínuos, mas intermitentes, permitindo brechas que podem ser aproveitadas pelo oponente. No tai-chi chuan, a pessoa focaliza sua atenção na mente, e não na força, e os movimentos desde o início até o fim são contínuos, contidos em em círculo sem fim, "como um rio que flue sem fim" ou "desfiando o novelo de seda".

10. Tranqüilidade no movimento
No caso da "Escola Externa" de boxe chinês, a ênfase é nos pulos, saltos, socos, e no exercício da força; e muitas vezes falta fôlego no fim da prática. Porém no tai-chi chuan, o movimento é misturado com tranqüilidade, e enquanto o praticante executa os movimentos ele mantém a mente tranqüila. Praticando a "forma" do tai-chi chuan, quanto mais lento o movimento, melhores são os resultados. Isso é porque quando os movimentos são lentos, a pessoa pode respirar profundamente e levar o fôlego até o dan tian. Isso tem um efeito calmante sobre o corpo e a mente. 

Segundo uma lista da Harvard Medical School, que analisa as melhores atividades físicas para cada idade, o Tai Chi Chuan foi escolhido como atividade física ideal para a terceira idade.
 

 

FONTE: Equipe de Edição - Clube da Maturidade / Fonte: Yang Style Taijiquan / Equilibre-se
publicado em 03/07/2018 08:26:00

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Comentários do artigo

Alencka em 03/07/2018 15:24:00

Artigo maravilhoso sobre o Tai Chi . Tenho 60 anos agora e nao sou adepta de Academias de Ginastica.Gosto muito de Dancar o que tambem é um exercicio, A yoga me atraiu, porem os graciosos movimentos do Tai Chi e sua meditacao me encantaram assim é que esse foi o caminho que escolhi.Sera bom que nos da idade madura, nos conhecamos para trazer significdo a nossa vida em nossas acoes. Praticar uma arte na ótima idade é prazeroso.

malucigana em 15/08/2018 22:17:00

muito bom eu faço,aula ,de yoga,,toda segunda,feira,e muito bom ,ginastica ,e amo dançar,

LILOCA em 28/08/2018 08:35:00

Gostei.

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Diniz em 06/07/2018 03:10:00

Bom ....excelente

Sergio
Carapiá
em 11/07/2018 03:48:00

Muito interessante

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Rosmary em 09/07/2018 20:32:00

Muito bom

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Sergio
Carapiá
em 11/07/2018 03:49:00

Muito interessante

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LILOCA em 28/08/2018 08:36:00

Gostei

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Margott em 09/01/2019 12:49:00

Faz bem pra alma , deixa a pessoa calma assim falam.

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