Bem-vindo ao novo site
Clube da Maturidade

para quem tem Maisde50

Clube da Maturidade

Faça seu Login entrar

saúde e bem-estar

VOLTAR

Participe das nossas redes sociais

Exercitar o corpo e alegrar a mente
saúde e bem-estar

Exercitar o corpo e alegrar a mente

Movimentar-se para se manter ativo

Quando realizamos uma atividade física liberamos uma substância que se chama serotonina, que está associada a alegria, satisfação e bem-estar. Então podemos interpretar que o nosso corpo se alegra quando o colocamos em movimento.

Entendemos bem a necessidade de se realizar alguma atividade física quando, por algum motivo, ficamos com uma parte de nosso corpo imobilizada por um certo tempo, tal como acontece, por exemplo, no caso de uma fratura de um braço ou uma perna. A musculatura da região imobilizada sofre uma sensível diminuição de seu volume, apresentando o aspecto de "afinamento".

Esse fato se deve ao processo constante de adaptação de nosso corpo aos estímulos que recebe. Nessa situação o estímulo para a manutenção ou o crescimento da musculatura responsável pelo movimento não acontece, o que faz com que o nosso corpo "jogue fora" as estruturas que estão momentaneamente sem função, no caso as células musculares responsáveis pelo movimento do braço ou da perna.

Tal fenômeno de adaptação acontece não só com os músculos, mas com todo o nosso organismo. Dessa forma quando estamos sem realizar alguma atividade física e dizemos que estamos "parados" isso não é verdade. Estamos sim realizando um treinamento ao contrário, fazendo uma preparação, um condicionamento para se conseguir realizar cada vez menos e com menor eficiência as tarefas que antes realizávamos com facilidade. E os nossos órgãos internos que também participam desses exercícios, dessas atividades, estão sofrendo as mesmas modificações, ficando vulneráveis às doenças.

Podemos concluir que a melhor forma de evitarmos a deterioração do nosso organismo e a diminuição de sua capacidade de realizar as tarefas do dia-a-dia é através da prática regular de alguma atividade física. Prática essa que também poderá ajudar a recuperar parte da capacidade que foi perdida com inatividade, independentemente da idade com que se retoma ou se inicia essa atividade.

Hoje em dia existem várias opções de baixo impacto como a hidroterapia, o pilates e até mesmo a boa e antiga caminhada. Cada um precisa perceber qual é a atividade que mais curte e iniciar este processo de descoberta do prazer pelo movimento do corpo.

 

FONTE: Equipe de Edição - Clube da Maturidade / Foto: FisioFit Senior
publicado em 27/06/2018 21:15:00

Faça Seu Login para comentar este artigo

Comentários do artigo