Bem-vindo ao novo site
Clube da Maturidade

para quem tem Maisde50

Clube da Maturidade

Faça seu Login entrar

mente em terapia

VOLTAR

Participe das nossas redes sociais

Fazer terapia
mente em terapia

Fazer terapia

Por que todos devemos fazer terapia?

Ao nascer, desconhecemos o medo...

Temos um instinto de preservação ainda muito primitivo, como nenhum outro animal. Quando recém-nascidos, precisamos de cuidado e proteção para sobreviver, caso contrário, ficamos expostos ao perigo, mesmo sem medo.

A medida que desenvolvemos a faculdade de assimilar conhecimento através da linguagem, da memória, da atenção, de associações cognitivas pelo que nos é transmitido pelos adultos, como...a faca corta, o fogo queima, a chuva molha e ainda um "bicho-papão" que pega...ou um barulho forte que vem do céu, quando "papai-do-céu" está zangado com você... daí um trovão passa a ter mais mistérios que qualquer fenômeno da natureza.

Esses medos passam a fazer parte do universo infantil e, à medida que a criança evolui psiquicamente, ela cria mecanismos de defesa para se proteger, ainda que não saiba do quê.

É questionável o conceito da "educação ideal" uma vez que esteja condicionada muito mais à avaliação de quem foi educado do que de quem educou. Observamos numa família de três, quatro filhos que, embora criados e educados pelo mesmo pai, são capazes de descrever esse mesmo pai de formas tão diferentes que poderíamos até afirmar não estarem falando da mesma pessoa...o olhar de cada um é diferente, a absorção da educação é ímpar.

Mas, como saber se você interpretou os cuidados, carinho e assistência da infância de forma positiva, ou não?

Como saber se você, hoje adulto, continua de forma inconsciente, recorrendo aos mesmos mecanismos que utilizava na infância, para se proteger de uma ameaça que só você conhecia?

Certamente você desconhece essa resposta.

Admitamos que não seja uma reflexão simples, daquelas que a gente faz sozinho, porque ela depende do conhecimento que temos de nós mesmos e, você há de concordar que não é uma tarefa nada fácil...né?

Não há outro caminho para o autoconhecimento que não seja através de um processo psicoterapêutico, somente através dele é possível descobrir quem sou eu e o porquê faço tudo o que faço e também porque não faço.

A Psicoterapia não utiliza de poderes mágicos ou premonitórios.

Todo o trabalho depende de você...do mergulho na sua história, do desejo genuíno de se conhecer.

E agora, você também não concorda que todos devemos fazer Terapia?
 

FONTE: Dra. Angela Corrêa ( Psicóloga Clínica) / Foto: Paluca Móveis
publicado em 26/06/2018 10:30:00

Faça Seu Login para comentar este artigo

Comentários do artigo

Angela em 26/06/2018 12:47:00

Além de todos os argumentos citados é bom lembrar que fazer terapia é motivo de prazer já que não precisamos esperar os momentos de crise para procurar um terapeuta. Há muito bem estar ao falar de nós mesmos a alguém qualificado para a escuta.

sweet em 27/06/2018 00:10:00

Isso mesmo...o terapeuta nos ajuda na descoberta de nós mesmos.

Vehuel-rj em 27/06/2018 21:23:00

Muito bom o artigo...concordo com os comentários!

Faça Seu Login para responder este comentário

Nice em 28/07/2018 22:54:00

Como não vamos sair por aí falando de nossos problemas, a terapia nos possibilita falar com alguém disposto a escutar e ajudar.

Faça Seu Login para responder este comentário